Num restaurante típico de Lisboa, perto do Campo Pequeno, entra um turista Americano.
Depois de se ter sentado, reparou que na mesa ao lado estava a ser servido um prato que lhe pareceu apetitoso, embora não tivesse a mínima ideia do que é que se tratava.
Um empregado de mesa aproximou-se e perguntou-lhe se estava pronto para fazer a ordem.
O Americano responde que sim, mas primeiro queria fazer uma pergunta.
- Posso saber o que é que aquele senhor da mesa ao lado está a comer?
O empregado então explicou-lhe que aquilo era uma especialidade da casa, Testículos de boi.
O Americano surpreendido perguntou:
- Mas então os Portugueses comem aquilo?
- Sabe? disse o empregado - é que, é tradição aqui da casa, no dia depois de haver uma corrida de touros, servir-mos os testículos do touro em celebração pela vitória do toureiro sobre o bicho. - OK, então nesse caso eu também quero celebrar. Traga-me uma dose de testículos de boi, disse o Americano.
O empregado então disse
- O Senhor desculpe, mas é que ontem só tourearam 6 touros e por isso já não temos mais testículos.
Agora só para a semana, depois de haver outra corrida.
O Americano desapontado, afirmou que gostava imenso da comida Portuguesa e que não queria regressar aos Estados Unidos sem saborear aquele apetitoso prato e perguntou se poderia encomendar uma dose de testículos para a próxima semana, que voltaria então.
O empregado disse que sim e que contaria com ele para a semana seguinte.
Uma semana depois o Americano voltou ao restaurante, pronto para se deliciar com os testículos de boi.
Sentou-se à mesa, fez-se anunciar ao mesmo empregado com quem tinha falado na semana anterior e pediu que lhe fosse servida a dose de testículos que tinha encomendado.
Esperou uns quinze minutos e o empregado serviu-lhe uma dose de qualquer coisa que não se parecia com os testículos que tinha visto servir na semana anterior.
Examinou o prato com cuidado e convicto de que aquilo não eram testículos de boi, mas umas bolinhas muito mais pequenas, exigiu uma explicação ao empregado, para que este não pensasse que o estava a comer por parvo.
Nessa altura o empregado disse:
- Peço desculpa, mas bem vejo que o senhor não foi à tourada ontem à noite. É que hoje estamos a celebrar a vitória do touro.
Sem comentários:
Enviar um comentário